Portugal PT
Alterar país

Compreender o pneu

Tire width

The width of your tire, in millimeters, measured from sidewall to sidewall.

Proporção altura/largura

Trata-se da relação da secção cruzada do pneu com a respectiva largura, expressa como uma percentagem. Por exemplo, uma relação altura/largura de 70 indica que a altura do pneu equivale a 70% da respectiva largura.

Wheel diameter

The diameter (height) of the wheel in inches.
O índice de carga do seu pneu indica a sua capacidade máxima de carga

Índice de carga

O índice de carga do seu pneu indica a sua capacidade máxima de carga. É importante escolher um pneu de substituição que cumpra as recomendações do fabricante.

Os índices de carga e de velocidade devem ser verificados ao escolher um pneu. Irá encontrar o índice de carga do seu pneu actual no flanco, ao lado do diâmetro.

O índice de velocidade é a velocidade máxima que um pneu pode suportar legalmente

Índice de Velocidade

O índice de velocidade é a velocidade máxima legal para um pneu, quando tem a pressão correcta e é utilizado com carga.

O índice de velocidade dos pneus está impresso nos flancos e é representado por uma letra. Um pneu com uma classificação de velocidade de J, por exemplo, tem uma velocidade máxima de 100 km/h.

Ao comprar pneus de substituição, é essencial que o respectivo índice de velocidade corresponda às capacidades de velocidade do seu veículo.

Verifique a velocidade máxima permitida, introduzindo o seu índice de velocidade na aplicação.

Leitura do seu pneu

As marcações laterais do pneu de camião dizem tudo sobre o pneu. Eles descrevem exactamente o tamanho do pneu, a sua construção e os seus limites de performance. Grande parte é informação legal e tem que atender aos requerimentos internacionais.

Na Europa, são as regulações europeias ECE-R54 que são relevantes e todos os pneus para veículos comerciais que operam dentro de um intervalo de velocidade entre 80 - 130 km/h

Pneus de reboque Goodyear produzidos para a Europa, Médio Oriente e África levam a marcação "FRT" nas suas paredes laterais. "FRT" significa "Free Rolling Tire" e é uma marcação legal de acordo com o regulamento da UNECE número 54, que indica que o pneu é especificamente desenhado e construído para o equipamento dos eixos de reboque e eixos de veículos automóveis para além da direcção da frente e todos os eixos de tração.

Portanto esses pneus de reboque marcados "FRT" devem ser utilizados exclusivamente em eixos de reboque e não devem ser instalados em qualquer outra posição. Goodyear não garante e não pode ser responsabilizada por qualquer reivindicação de responsabilidade potencial envolvendo pneus FRT instalados fora dessas recomendações.

A posição das principais marcações de pneus são como mostrado.

  1. Largura da secção do pneu (mm ou polegadas)
  2. Proporção SH/ Radial de construção SD
  3. (R=Radial)
  4. Diâmetro da jante (polegadas)
  5. Índice de carga (Máx. Carga por pneu
  6. Índice de carga (Máx. Carga por pneu
  7. Símbolo de velocidade
  8. Os índices de carga alternativos quando utilizados com velocidade alternativa
  9. TWI - Tread Wear Indicator
  10. Número de homologação ECE
  11. Código de data (semana, ano)
  12. Código de Fabrico DOT
  13. Número de Ruído - indica que o pneu está em conformidade com os regulamentos de ruído ECE