Portugal PT
Alterar país

Etiqueta de pneus da UE: Aderência em piso molhado

Os pneus de camião com uma classificação de aderência em piso molhado elevada irão proporcionar distâncias de travagem mais curtas ao aplicar os travões a fundo.

Como é classificada a aderência em piso molhado?

A classificação da UE foca-se apenas num aspecto da aderência em piso molhado – o desempenho de travagem em piso molhado do pneu.

A aderência em piso molhado é classificada de A a F:
A = classificação mais alta
F = classificação mais baixa

A classificação G não é utilizada.

O significado das classificações

Numa situação de emergência, alguns metros podem fazer uma grande diferença. Quando os travões são aplicados a fundo, um conjunto de pneus com classificação A pode proporcionar uma distância de travagem até 30% mais curta do que um conjunto de pneus com classificação F. Para um camião típico que viaja a 80 km/h, isso traduz-se numa distância de travagem até 25 m mais curta.*

Independentemente dos pneus que escolher, deve respeitar sempre as distâncias de travagem recomendadas durante a condução.

*O cálculo baseia-se num camião típico com semi-atrelado que opera com GTW de 40 toneladas. Os efeitos podem variar de acordo com o veículo, as condições de condução e o método de teste adoptado.

Os valores da etiqueta destinam-se apenas a fins ilustrativos. Os valores para uma determinada gama/medida de pneu podem variar.