Portugal PT
Alterar país

Como são fabricados os pneus

Mistura ou composto

Vários ingredientes são utilizados na mistura ou composto de borracha de um pneu para camião. As proporções destes ingredientes, que incluem vários tipos de borracha, enchimentos e outros ingredientes, dependerão dos objetivos de desempenho de cada pneu. Estes ingredientes são misturados em misturadores industriais, conhecidos como misturadores Banbury, formando um composto negro e viscoso, que é enviado para corte.

Corte

Após a borracha ter arrefecido, é enviada para uma instalação de corte especial, onde é cortada em faixas que irão formar a estrutura básica do pneu. Na etapa de corte, são preparados outros elementos do pneu, alguns dos quais são revestidos com outro tipo de borracha.

Construção

O pneu é construído, de dentro para fora. Os elementos têxteis, as cintas de aço, os talões, as lonas, os pisos e os restantes componentes são colocados numa máquina de construção de pneus que assegura que cada peça é colocada no lugar certo. O resultado é relativamente semelhante ao produto final e é conhecido como pneu verde.

Vulcanização

O pneu verde é então vulcanizado em moldes quentes numa prensa de vulcanização. Neste processo, todas as partes do pneu são comprimidas, dando ao pneu a sua forma final, e inclui o desenho do piso e as marcações do fabricante no flanco.

Inspeção

Antes que um pneu possa ser considerado apto para venda, tem de ser cuidadosamente inspecionado. A inspeção é feita visualmente por inspetores devidamente qualificados e, depois, através de máquinas concebidas para detetar a mínima imperfeição. Uma seleção de pneus é levada da linha de produção para ser radiografada, sendo verificada a presença de potenciais sinais de fraquezas ou falhas internas. Os nossos engenheiros de controlo de qualidade também selecionam pneus aleatoriamente da linha e cortam-nos para estudar de forma cuidadosa cada detalhe da sua construção, de modo a assegurar que cumprem os padrões da Goodyear.

As partes de um pneu

Vértices:

Aro de talão:

Cinto:

Carcaça:

Tela antifricção:

Proteção contra furos:

Composto:

Cinta protetora:

Pressão dos pneus: A pressão

Revestimento interior:

Índice de Carga: A carga máxima que um pneu está autorizado a transportar.

Radial:

Lonas:

Recauchutagem:

Resistência ao rolamento:

Jante:

Flanco:

Índice de velocidade:

Piso:

Câmara de ar: