Portugal PT
Alterar país

Pneus sazonais

Seasonal Tyres

Para quê pneus para camiões específicos para o inverno?

Os pneus de inverno para camiões são concebidos para a melhor mobilidade em condições meteorológicas difíceis. Evitar paragens na estrada permite vantagens económicas significativas, como impedir o atraso de entregas, mercadorias estragadas, etc., e contribui para a segurança e mobilidade em condições de inverno. É por isso que a instalação nos eixos motores de pneus de inverno para camiões é obrigatória em vários países europeus.

Os pneus de inverno para camiões garantem um desempenho otimizado do veículo durante o inverno, particularmente em estradas afetadas pela neve e pelo gelo. Os pneus têm um comportamento diferente consoante a temperatura, por isso são necessários compostos e desenhos do piso específicos para estas condições. Uma boa aderência é, obviamente, essencial para o controlo da direção e da travagem, bem como para a tração. Um desenho do piso mais agressivo em combinação com um composto de piso com as características certas são necessários não apenas para uma boa aderência na neve e no gelo, mas também para remover eficazmente a água da superfície.

A marcação utilizada atualmente nos flancos dos pneus para diferenciar os pneus de inverno dos pneus normais é M+S (também M.S ou M&S), como estipulado pela legislação da UE. A 1 de novembro de 2012, o regulamento 117 da UNECE oficializou uma nova marca na UE: o símbolo "alpino" ou do floco de neve sobre montanha de três picos (3PMSF). Ao contrário da marca M+S, a marca 3PMSF só pode ser legalmente utilizada se o pneu cumprir um requisito de limiar mínimo de desempenho na neve, o denominado "índice de aderência na neve". Atualmente, a marca M+S continua a ser permitida na maioria dos países, mas não está legalmente associada a um desempenho mínimo garantido em condições de inverno. Os pneus M+S possuem uma melhor tração na neve em relação aos pneus normais, mas não cumprem necessariamente o requisito legal de limiar de aderência na neve, para se qualificarem para a nova identificação do floco de neve sobre montanha de três picos.


Pneus para camiões específicos para o inverno da Goodyear

Os pneus de eixo motor KMAX D e FUELMAX D da Goodyear cumprem os requisitos 3PMSF, o que torna aptos para serem utilizados durante todo o ano. Para condições de inverno muito rigorosas, os pneus Goodyear ULTRA GRIP MAX são pneus para camiões e autocarros específicos para o inverno. Especificamente para autocarros, a Goodyear oferece o pneu Ultra Grip Coach. Este é um pneu de eixo motor específico para inverno, com maior tração na neve, cumprindo os requisitos de pneus para condições de muita neve. Este pneu é particularmente vantajoso para autocarros que operam em áreas como os países nórdicos e nas regiões alpinas, onde o gelo nas estradas é frequente e as quedas súbitas de neve podem provocar sérios atrasos. O desenho do piso e a largura conferem-lhe não só excelente aderência e tração em condições de inverno, mas também baixos níveis de ruído, o que se reflete numa melhoria do conforto do condutor.

Comprar pneus de inverno

A altura da instalação de pneus de inverno para camiões depende dos requisitos legais da zona onde o veículo é utilizado ou das condições meteorológicas atuais ou previstas. Siga a legislação do local onde vive e dos locais para onde viajar. Nalguns países europeus, os pneus de inverno para camiões são obrigatórios por lei em determinados períodos do ano ou em certas condições do piso. Verifique sempre a legislação quando for para um país estrangeiro no inverno.

Verificar a existência de desgaste nos pneus de inverno

Os pneus de inverno para camiões devem ser verificados regularmente quanto à pressão de ar e à profundidade do piso. Nos países onde é obrigatório o uso de pneus de inverno para camiões, uma profundidade mínima do piso diferente poderá ser especificada pela lei.