Portugal PT
Alterar país

Leitura de pneu

 

Pode ficar a conhecer as informações básicas de um pneu, lendo as informações na parte lateral (ou parede lateral).

Parede lateral:

Read a tire 2

Tipo de pneu

Define a utilização adequada do pneu. P (ou sem letra) significa que se trata de um pneu para automóvel de passageiros. LT significa para camião ligeiro.

Largura do pneu

Largura do pneu medida em milímetros de flanco a flanco. O pneu tem uma largura de 215 milímetros.

Proporção

A relação da altura da secção cruzada do pneu com a respectiva largura. 65 significa que a altura equivale a 65% da largura do pneu.

Construção

Indica como foi concebido o pneu. A letra "R" representa radial (ou seja as lonas da estrutura do pneu). As lonas são camadas de tecido que constituem a estrutura do pneu e estão dispostas radialmente de flanco a flanco. A letra "B" indica que o pneu é de construção oblíqua, o que significa que as lonas da estrutura do pneu estão dispostas radialmente de flanco a flanco, com as estruturas dos pneus alternando a direcção para um reforço mútuo.

Diâmetro da roda

A largura da roda de um extremo ao outro. O diâmetro da roda é de 15 polegadas.

Índice de Carga

Indica a carga máxima em libras que um pneu pode suportar se estiver correctamente cheio. Também encontrará a carga máxima em libras e em quilos em qualquer local na parede lateral do pneu.

Índice de velocidade

Apresenta a velocidade de serviço máxima de um pneu. H significa que o pneu tem uma velocidade de serviço máxima de 130 mph. Tenha em atenção que esta classificação se refere apenas à capacidade de velocidade do pneu e NÃO é uma recomendação para exceder os limites de velocidade legais; conduza sempre dentro dos limites de velocidade legais.

DOT

Significa que o pneu está em conformidade com todas as normas de segurança aplicáveis pelo Departamento de Transportes norte-americano (DOT). Adjacente a esta indicação encontra-se a identificação do pneu ou número de série, uma combinação de números e letras até 12 dígitos.

UTQG

Significa Uniform Tire Quality Grading (Classificação de Uniformidade da Qualidade do Pneu), um sistema de classificação de qualidade desenvolvido pelo Departamento dos Transportes dos Estados Unidos (DOT). Para mais informações sobre o UTQG, consulte "Classificação dos Pneus".

Leitura de pneu