Portugal PT
Alterar país

Manutenção dos pneus

 

Factos essenciais sobre a manutenção dos pneus

  • Os pneus novos que comprei necessitam de um tratamento especial?

    Os seus pneus novos poderão parecer diferentes dos pneus que substituiu. Conduza com cuidado enquanto se habitua ao desempenho dos novos pneus. Preste especial atenção nas curvas, travagens, aceleração, e condução com chuva, uma vez que se tratam de situações que evidenciam as diferenças entre os pneus.

  • Como posso saber se necessito de pneus novos?

    Existem vários pneus com barras indicadoras do desgaste do piso moldadas no piso. Quando o piso estiver suficientemente gasto para evidenciar uma barra sólida de borracha na largura do piso, chegou a altura de mudar de pneu. Consulte também: Verificar o piso na secção "Manutenção dos pneus".

  • É seguro reparar um pneu vazio?

    Deve certificar-se de que tem o pneu sobresselente pronto para qualquer situação. Verifique a pressão de ar do pneu sobresselente com frequência e certifique-se de que está em bom estado. Se o automóvel estiver equipado com um dos diferentes tipos de pneus sobresselentes temporários, verifique a parede lateral do pneu quanto à pressão de ar, velocidade e limitações de quilometragem correctas. Dirija-se ao seu revendedor Goodyear para uma reparação do pneu especializada.

  • Necessito de substituir os pneus actuais por pneus com a mesma medida?

    Nunca opte por uma medida inferior à dos pneus equipados com o automóvel. Os pneus devem ser sempre substituídos por pneus com a mesma designação de medida (ou opções aprovadas) como recomendado pelo fabricante do automóvel ou revendedor Goodyear.

  • Posso combinar diferentes tipos de pneus?

    Os pneus com designações de medida, construções e estados de desgaste diferentes podem afectar a condução e estabilidade do automóvel. Para obter o melhor desempenho global possível, recomendamos que todos os pneus tenham o mesmo tamanho, construção (radial, não radial) e índice de velocidade. Obtenha informações específicas do revendedor da Goodyear.

  • O que é o alinhamento?

    Um veículo possui um alinhamento correcto quando todos os componentes da suspensão e direcção estão em bom estado e quando os conjuntos de pneus e rodas estão rectos e centrados. O alinhamento correcto é necessário para que ocorra um desgaste uniforme e direcção precisa. O desgaste irregular dos pneus da frente ou de trás, ou alterações na condução do veículo (desvios na direcção) podem indicar desalinhamento. Actualmente, muitos veículos estão equipados com suspensão traseira que pode ser ajustada para alinhamento. O seu veículo pode necessitar de alinhamento "frontal" ou alinhamento "às quatro rodas", dependendo dos sintomas sentidos. Os custos moderados de manter o seu veículo alinhado podem ser recuperados pela quilometragem, desempenho e conforto. Os revendedores Goodyear fornecem serviços de alinhamento e suspensão especializados.

  • O que devo fazer se notar vibrações?

    A vibração é um indicador de que o automóvel tem um problema e necessita de manutenção. Os pneus, sistema de direcção e sistema de suspensão devem ser verificados para determinar a possível causa e a correcção da vibração. Se a intervenção não for efectuada, a vibração pode provocar um desgaste excessivo dos pneus e da suspensão. Os revendedores Goodyear fornecem diagnóstico e reparação especializados.

  • Se comprar apenas dois pneus, devo colocá-los atrás ou à frente?

    Se os pneus radiais forem utilizados com pneus diagonais ou pneus diagonais cintados, os radiais têm de ser colocados no eixo traseiro. Nunca combine pneus radiais com pneus diagonais no mesmo eixo. Se tiver seleccionado um par de pneus de substituição com a mesma medida e construção dos pneus do seu automóvel, recomendamos que estes sejam colocados no eixo traseiro. O novo pneu deve ser emparelhado no eixo traseiro com o pneu que apresenta a maior profundidade de piso.

  • Por que razão é necessário equilibrar os pneus?

    Os pneus adequadamente equilibrados são importantes para o conforto de condução e para uma longa vida dos pneus. Os pneus desequilibrados podem causar vibrações, que provocam a fadiga do condutor, desgaste prematuro do pneu e um desgaste desnecessário da suspensão do veículo. Os pneus devem ser equilibrados quando são montados nas rodas pela primeira vez ou após reparação. Os pneus devem ser reequilibrados aos primeiros indícios de vibração ou oscilação. A vibração pode também ser provocada por desalinhamento ou problemas mecânicos. Muitos revendedores Goodyear fornecem diagnóstico e reparação especializados.