Portugal PT
Alterar país

Cuidar dos pneus

Verificar a pressão dos seus pneus: verifique-a regularmente para uma condução mais segura e uma vida útil mais longa do pneu

Manter a pressão correcta dos pneus

A pressão dos pneus pode ter impacto na condução, curva, travagem e eficiência de combustível do seu automóvel. Um pneu com o nível de pressão errado terá um desgaste mais rápido e poderá colocar a segurança em risco.

Verificar a pressão dos pneus regularmente

Mesmo em condições ideais, os pneus perdem pressão a um ritmo de cerca de 0,69 bar ou 1 libra-força por polegada quadrada (psi) por mês. Esse ritmo aumenta à medida que as temperaturas sobem. Verifique a pressão dos pneus, pelo menos, uma vez por mês e aproveite para inspeccionar bem os pisos. Irá encontrar a pressão recomendada no manual do proprietário do veículo ou no flanco do seu pneu.

Como verificar a pressão

  1. Compre um manómetro ou use um na sua oficina local.
  2. Efectue a verificação logo de manhã ou quando os pneus estiverem frios. Estes aquecem com a condução, o que pode afectar a leitura.
  3. Desenrosque a válvula no pneu e coloque o manómetro na válvula. É normal que seja emitido um som sibilante.
  4. Leia a pressão no manómetro e compare com os valores de bar ou psi recomendados para o seu pneu. O valor bar é mencionado primeiro.
  5. Ajuste a pressão com um compressor de uso doméstico ou encha os pneus numa oficina local.
  6. Verifique novamente a pressão com o manómetro e compare com as especificações do fabricante.
  7. Volte a colocar os tampões das válvulas em cada pneu.

Certifique-se de que verifica cada pneu. Se a descida da pressão for excessiva, está na altura de obter ajuda na sua oficina.

Poderá ter uma pequena fuga provocada por jantes mal colocadas ou uma válvula danificada.